Fies 2015 tem inscrições abertas, confira e se inscreva!

Fies 2015 já se encontra com inscrições abertas, veja como funciona, quem pode participar e como se inscrever

Uma notícia recente deve animar quem pretende se qualificar ou fazer uma faculdade, mas anda sem dinheiro para pagar uma mensalidade. É que o Fies, já está com inscrições abertas para 2015. Mas espere, você ainda não sabe do que se trata? Pois vamos então explciar rapidamente o que é e como funciona o Fies, e como ele pode te ajudar em sua formação.

O que é o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi criado com o objetivo de criar condições de acesso ao ensino superior através da concessão de financiamento de 50% a 100% dos cursos aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva nos processos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para participar do Fies 2015 é necessário que o estudante tenha feito as provas promovidas pelo Enem.Com esse fundo é possível conseguir até 50% do financiamento da mensalidade de um curso de graduação.

FIES 2015

Quem pode se inscrever?

O estudante precisa estar cursando ou passar no vestibular de uma das instituições cadastradas no Fies e fazer a matrícula na carreira. Além disso, a partir de 2011, só poderão participar aqueles que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Depois, é necessário fazer a inscrição no programa pela internet e ser aprovado pelo MEC (Ministério da Educação). Atualmente, cerca de 1.150 faculdades participam do Fies.

Durante o curso, o bolsista paga um valor de até R$ 50 a cada três meses. Quando se forma, entra no período de carência de 18 meses, em que não tem que pagar o Fies. É a hora de conseguir um emprego com o diploma e preparar o bolso para pagar o empréstimo.

Quando a carência termina, começa a fase da amortização da dívida. Todo o saldo que o estudante devia é aplicado numa fórmula chamada Tabela Price, que calcula os juros e determina um valor fixo para as parcelas de pagamento.

Como fazer a inscrição no FIES

O requerimento inicial deve ser feito no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), acessível em http://sisfiesportal.mec.gov.br/

O primeiro passo para a inscrição no SisFies é informar o número do CPF, data de nascimento, e-mail válido e cadastrar uma senha pessoal. Concluindo a etapa, uma mensagem será enviada ao endereço de e-mail informado e, a partir daí, será necessário acessar novamente o Sistema para informar os dados pessoais, do curso, da instituição e detalhes sobre o financiamento solicitado.

Após o dia em que finalizar todo o processo de inscrição via internet, o estudante precisa validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição, em um até dez dias. A CPSA será responsável por validar as informações prestadas por cada candidato.Após isso, o candidato irá se dirigir a uma agência bancária da caixa ou banco do brasil para finalizar o cadastro.

Aprendeu? Não perca tempo e parte para o Fies 2015!

Leia mais!

ceara-silvio

Vídeo: com dois anos, filha de Ceará já imita Sílvio Santos

Com apenas dois anos, Valentina, filha do humorista Ceará, já é ensinada pelo pai a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *