Moradores e PM entram em confronto em reintegração de posse

Desde às 6h30 da manhã, desta terça-feira, 26, oficiais de justiça acompanhados de Policiais Militares do 28º Batalhão, homens da Tropa de Choque, bombeiros e agentes da Prefeitura de São Paulo, cumprem mandado judicial de reintegração de posse, expedido pela 4ª Vara Cível de Itaquera, em um terreno na Avenida Bento Guelfi, no Jardim Iguatemi, extremo da zona Leste.

Vários confrontos já foram iniciados entre os moradores e a PM. Com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e disparos de balas de borracha, a PM tenta dispersar alguns grupos que resistem e atiram pedras em direção aos policiais. O helicóptero Águia 9, da Polícia Militar também acompanha à ação no local. Por volta do meio-dia, ao menos três pessoas precisaram de atendimento médico.

De acordo com os moradores, a área tem cerca de 130 mil m2 e, abriga 800 barracos de madeira e alvenaria, com 700 famílias, totalizando por volta de duas mil pessoas. O terreno invadido, é particular, e chamado de Pinheirinho II, em alusão à construção de casas em outra área invadida, desta vez ocorrida em São José dos Campos, e reintegrada pelo governo no início de 2012.

Rua Bento Guelfi
Rua Bento Guelfi, altura do número 2.280, Terceira Divisão.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, com informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, a execução de reintegração de posse foi pedido pelo dono do terreno, Heráclides de Camargo Filho, contra a Sociedade Amigos do Jardim Alegre.

Logo pela manhã, com a chegada da Tropa de Choque, os moradores perfilados gritavam palavras de ordem, entre elas, uma chamava a atenção do prefeito Fernando Haddad. “Haddad cadê você, vem aqui nos socorrer”.A prefeitura disponibilizou caminhões e homens para o transporte de móveis e bens dos moradores.