Entenda o Pronatec 2015

Existem algumas coisas na vida que são tidas como essenciais à felicidade humana. Ter um bom emprego sem dúvidas é uma dessas coisas. Na expectativa de poder realizar seus sonhos, uns optam por cursar uma faculdade, outros optam por investir em concursos públicos ou abrir seus próprios negócios.

Há ainda aqueles que infelizmente não dispõem de recursos e nem tempo para ingressar numa Faculdade ou abrir seu próprio negócio, mas que de igual forma necessitam ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível. É justamente para essa demanda que até bem pouco tempo não era atendida que o Pronatec se destina.

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec, é um programa criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos para educação profissional e tecnológica no Brasil, além de melhorar a qualidade do ensino médio público.

É bem verdade que sempre existiu a oferta de cursos gratuitos por intermédio de algumas instituições como a FAETEC e o SENAI. O problema porém é que se tratavam de medidas individualizadas e descentralizadas. Com o Pronatec o Governo Federal passa a ter mais controle sobre as bolsas concedidas, além de contribuir para a democratização do processo, uma vez que o candidato pode por exemplo, usar sua nota no ENEM para ingressar no curso.

pronatec 2015

Outro ponto negativo no antigo método de distribuição de bolsas para o Ensino Técnico era o número baixo de bolsas que não atendia a altíssima demanda por cursos técnicos e profissionalizantes. Muitos jovens eram obrigados a optar por cursos pagos que muitas vezes tinham baixa qualidade. Nada pior do que meses fazendo um curso e ao final descobrir que seu diploma não é reconhecido e nem aceito por instituição nenhuma.

Para quem o Pronatec se destina?

Praticamente qualquer pessoa a partir de 16 anos pode participar do Pronatec , o que varia basicamente é a modalidade da bolsa. Estão impedidos de participar do Pronatec apenas aqueles que atualmente estão estudando e ainda não atingiram o Ensino Médio. Todavia há oportunidades para egressos do Ensino Fundamental na modalidade EJA, desde que com no mínimo 18 anos.

Quem oferece as bolsas

O Pronatec é um programa do Governo Federal, portanto todas as bolsas são custeadas pelo Governo. As bolsas são ofertadas gratuitamente por instituições de todas as esferas públicas (Seja ela federal, estadual ou municipal) , pelas instituições do Sistema S(como o SENAI e o SENAC por exemplo) e embora seja um programa do governo federal, algumas instituições particulares devidamente credenciadas pelo MEC também ofertam os cursos.

Como me inscrevo?

Para se inscrever é fácil: Basta acessar o site oficial do Pronatec clicando aqui. Já no site, basta escolher a opção de curso que deseja entre Cursos Técnicos ou Cursos de Qualificação.

Em seguida você deve preencher os dados solicitados pelo sistema e a partir dos seus dados de localização e escolaridade você verá uma lista de cursos que estão atualmente disponíveis a você e deve escolher um. Pronto! Você já está concorrendo a uma bolsa no Pronatec, agora é só aguardar o resultado do processo seletivo.

Embora qualquer um possa se inscrever no Pronatec ,a prioridade na oferta de bolsas é para os estudantes que formaram-se ou estão se formando na Rede pública ou na Rede Particular como bolsistas integrais.

Leia mais!

ceara-silvio

Vídeo: com dois anos, filha de Ceará já imita Sílvio Santos

Com apenas dois anos, Valentina, filha do humorista Ceará, já é ensinada pelo pai a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *