Qual o melhor: Criar um Facebook ou um Twitter?

A melhor rede social é o Facebook ou o Twitter? Confira aqui uma comparação entre ambas, além de um tutorial como criar um Facebook!

Com certeza quase a totalidade das pessoas que fazem essa pergunta já possuem perfis criados nas duas redes sociais, e estão apenas querendo saber em qual das redes devem gastar mais tempo e em qual delas é mais relevante a publicação de atualizações de status pessoal. Mas a verdade é que o Facebook e o Twitter possuem um caráter diferente, possuem ideias diferentes e uma utilização parecida. O Twitter é uma rede social para o compartilhamento de status rápido, uma rede onde os usuários devem resumir o que querem dizer, e os leitores e seguidores conseguem com essa diminuição ter acesso a uma quantidade muito maior de conteúdo em pouco tempo, lendo centenas e pequenos posts de qualquer de suas listas de interesse em poucos minutos.

Mas a verdade é que o Facebook é um fenômeno mundial e praticamente engoliu as demais redes sociais. As outras redes sociais hoje para poder sobreviver apostam em uma integração com o Facebook, assumindo um papel acessório e secundário frente à principal rede social do mundo. O Facebook é uma rede social que hoje é completa e segura, sendo que os seus utilizadores possuem uma grande variedade de formas de interação, divulgação e relacionamento, sendo completa pessoal e comercialmente falando.

Facebook x Twitter

Qual escolher: Facebook ou Twitter?

A escolha entre uma rede social e outra muitas vezes é desnecessária. Tanto uma pessoa como uma empresa pode participar de diferentes círculos e atingir diferentes públicos nas duas redes sociais, sendo que muitas vezes o ideal é ter as duas mesmo. Mas se você se acha perdendo muito tempo nas duas ou mais redes sociais a qual pertence, faça um teste no Facebook e no Twitter: aquele que você realmente utilizar postar e interagir será mantido. O outro será apagado ou desativado.

Como as aceitamos?

Uma curiosidade: você lembra como aceitamos o Twitter e Facebook nas nossas vidas? Talvez em cada país haja uma forma de ingresso de uma marca e da divulgação de um nome, mas no Brasil há apenas uma via: a rede Globo. O Twitter investiu pesado em uma matéria de mais de 10 minutos no jornal nacional, e a partir desse dia a rede social do passarinho azul estava inserida no cotidiano dos Brasileiros. Na verdade não tivemos tempo de avaliar as redes sociais, nem de escolher o que deveríamos utilizar: a Globo disse através do Fantástico ou do Jornal Nacional que era interessante, e aquilo de repente se torna verdade para 99% dos brasileiros. Por isso uma forma de ser menos influenciável e mais ativo seria avaliar primeiro se você quer ter uma rede social, se ela realmente somará à sua vida. Se a resposta for sim, aí você começa a decidir o quanto isso ocupará da sua cabeça, e do quanto de intimidade você pretende jogar no mundo virtual. Se você ainda não tem um perfil no Facebook não perca mais tempo é aprenda como criar um Facebook passo-a-passo com um detalhado vídeo tutorial.