Reintegração de posse em Itaquera tem apartamentos incendiados

Moradores que ocupam um condomínio de prédios do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, e que resistem a uma reintegração de posse, atearam fogo a ao menos quatro apartamentos na tarde desta quinta-feira, 20. Policiais militares estão no local desde a última terça-feira, 18, na tentativa de remover cerca de 940 famílias que ocupam os apartamentos do Conjunto Residencial Caraguatatuba, na Rua Domingos Rubino, em Itaquera, Zona Leste da capital.

Uma boa parte dos moradores ocupantes das 31 unidades saiu de forma pacífica, retirando seus pertences durante toda manhã, porém, um grupo de cerca de 200 pessoas ainda registe no local, formando várias barricadas com fogo. Por volta do 12h30, podia se avistar um apartamento do último andar do bloco B, ardendo em chamas. A PM informou que 120 homens, da Tropa de Choque, Força-Tática e batalhões de área trabalham na reintegração de posse. Não há informações de feridos por conta do confronto acontecido pela manhã. Uma pessoa teria sido detida por atacar pedras contra os PMs.

No chão da quadra de esportes, os moradores escreveram que nos apartamentos há crianças e deficientes. De acordo com o comandante da operação, major Edilson Batista, as negociações entre os ocupantes, a dona dos apartamentos, a Caixa Econômica Federal e a PM começaram em outubro.