Tricolores carioca, gaúcho e paulista lutam por vaga. Verdão busca ser líder

Metade do mês de abril, muitos campeonatos estaduais já conhecem seus campeões do primeiro turno, caso de Botafogo, no Rio de Janeiro, campeão da Taça Guanabara, e Internacional-RS vencedor da Taça Piratini. Em São Paulo, o campeonato mais disputado do país, o Paulistão, ainda agoniza a última rodada para assim chegar às de quartas de final. Mas nessa semana, as atenções ao futebol terão outro prato principal, a Taça Libertadores da América. Se por um lado, três, dos seis brasileiros presentes estão classificados, Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras, os outros três, Fluminense, Grêmio e São Paulo investiram um valor alto em contratações e podem ficar fora da fase de mata-mata.

Galo e Timão inclusive já realizaram suas seis partidas. Garantidos nas oitavas de final com a vantagem de jogar o segundo jogo em casa, apenas assistem pela TV os jogos para saber quem enfrentar. O Verdão, tido como time limitado e zebra, vai ao Peru enfrentar o Sporting Cristal, em partida marcada paras às 19h45, desta quinta-feira. Uma vitória garante a primeira colocação do grupo 2 e a mesma vantagem. Dependendo do resultado ente Libertad-PAR e Tigre-ARG, no Estádio Nicoláz Leoz, o Verdão pode até permanecer na primeira posição em caso de derrota. Desde que, perca por diferença de um gol e o Tigre não marque mais que dois diante dos paraguaios.

Se o alviverde superou as expectativas os tricolores Fluminense, Grêmio e São Paulo patinam na Libertadores e nos estaduais, exceção do tricolor paulista, que lidera o Paulistão e já está garantido como melhor time na próxima fase. Badalado no início do ano, com a contratação do zagueiro Lucio, ex-seleção brasileira e a manutenção no elenco de Rogério Ceni, Luis Fabiano e Jadson, o São Paulo não depende só de si, pra se juntar aos outros dois paulistas no mata-mata. Além de vencer o invicto Atlético-MG (5 vitórias em 5 jogos), no Morumbi, às 22h desta quarta-feira, 17, o tricolor paulista ainda depende de uma vitória do Arsenal de Sarandi diante do The Strongest-BOL, na Argentina. Um empate em solo hermano só classifica a equipe brasileira com um resultado positivo por dois gols de diferença sobre o Galo. O tricolor carioca, primeiro do Grupo 8, com oito pontos, após duas vitórias e dois empates, encerra sua participação na primeira fase diante do Caracas-VEN, na quinta-feira, 18, às 22h, no Engenhão. Se vencer ou empatar garante sua vaga, se perder, estará eliminado. O imortal gaúcho, segundo colocado do mesmo grupo com 7 pontos, vive a mesma tensão. Em jogo no mesmo dia e horário, contra o Huachipato, no Chile necessita da vitória ou empate, se perder, também estará eliminado.

Montagem: Fox Sports.com
Montagem: Fox Sports.com