Uruguai aprova lei que regulariza produção e venda da maconha

O projeto de lei que regulariza a produção e venda da maconha no país, foi hoje aprovado no Senado por 16 votos a 13, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo presidente José Mujica e será implementada nos próximos 120 dias. O projeto que foi proposto pelo governo, já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em julho.

A lei dá ao governo uruguaio total controle sobre a regulamentação da importação, cultivo, colheita, distribuição e comercialização da maconha no país, o projeto não prevê restrição de consumo, porém cada comprador poderá adquirir 40 gramas por vez. Qualquer habitante com mais de 18 anos de idade poderá se cadastrar e cultivar até 6 plantas.

Um dos senadores que votaram contra o projeto de lei disse que não se pode fazer experiência com esse tipo de coisa, pois é muito sério, como não se pode combater o narcotráfico, vamos legalizar, e este não parece ser o caminho certo. Já os senadores que votaram a favor disseram que essa não uma lei que legaliza o uso da erva e sim regulamenta, e se o consumo é permitido, não existe motivo para criminalizar o usuário.

A ONG Drug Policy Alliance (DPA) estima que a ação do Uruguai vai promover o apoio da opinião pública dos demais países da América do Sul, assim como já ocorre em algumas cidades dos Estados Unidos.