10 milhões de brasileiros ainda não sabem que têm Valores a Receber
Até as 18h desta quarta (16), cerca de 10,3 milhões de pessoas físicas e empresas com dinheiro esquecido em instituições financeiras ainda não tinham realizado a consulta na plataforma do Valores a Receber, informou o Banco Central.
De acordo com estimativa, deve haver R$8 bilhões a serem devolvidos. Nesta primeira fase do Sistema de Valores a Receber (SVR), foram liberadas as consultas a R$4 bilhões, metade do montante total previsto.
O site já recebeu 86,9 milhões de consultas. Destas, mais de 18 milhões encontraram a notícia de que possuem saldo a resgatar, sendo 17,5 milhões pessoas físicas e 241.521 pessoas jurídicas. O restante que realizou a consulta encontrou saldo inexistente.
Como consultar se possuo Valores a Receber?
- Acesse o site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br;
- Digite o CPF ou CNPJ. Logo abaixo, informe a data de nascimento ou data de criação da empresa;
- Caso você não possua valores a receber, aparecerá uma mensagem que diz: “Atualmente você não tem valores a receber”;
- Caso haja valores a receber, o sistema indicará uma data de retorno ao site, entre 7 a 25 de março.
Nesta primeira etapa, o cliente consegue apenas saber se possui ou não algum valor a receber. O valor exato e a solicitação de transferência acontecerá no período que ele recebeu durante a consulta, caso haja valores esquecidos.
Calendário para consulta e resgate do valor
O Banco Central além de informar na consulta, também divulgou o calendário em que o solicitante deverá retornar ao site para consultar os valores e solicitar o resgate. Ele se baseia no ano de nascimento da pessoa (CPF) ou ano de criação da empresa (CNPJ).
- 7 a 11/3 – nascidos ou empresas abertas antes de 1968;
- 14 a 18/3 – nascidos ou empresas abertas entre 1968 e 1983;
- 21 a 25/3 – nascidos ou empresas abertas após 1983.