O governo federal declarou situação de emergência em dez cidades do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (9), devido aos períodos de instabilidade que ocorreram no território gaúcho nos últimos dias. A decisão foi publicada pelo Diário Oficial da União (DOU).
Os municípios são os seguintes:
- São José das Missões;
- Canguçu;
- Pinheiro Machado;
- Arroio Grande;
- Cerrito;
- Rio Grande;
- Cacequi;
- Boqueirão do Leão;
- Rosário do Sul; e
- Faxinal do Soturno.
Vale ressaltar que os municípios em estado de emergência dispõem do auxílio do governo estadual para sua reconstrução e proteção contra próximos desastres naturais, em decorrência de fenômenos climáticos.
Mortes em decorrência das chuvas
O estado deixou, pelo menos, 51 mortos desde setembro. De acordo com o governo gaúcho, em consequência dos efeitos dos ciclones extratropicais que afetaram o território. Além disso, as chuvas intensas e quedas de granizos atingiram o Rio Grande do Sul com frequência nos últimos meses.
As inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e desabamentos foram os principais motivos para as mortes e desalojamentos no estado. Com isso, várias famílias tiveram que ser resgatadas e deixar suas casas.
O estado contou com o auxílio de voluntários para adquirir recursos para os moradores afetados. Por outro lado, auxílios em dinheiro serão liberados para os afetados, além das empresas que também perderam vários itens e arcam com os prejuízos da enchente.
A portaria foi publicada pelo secretário nacional de proteção e defesa civil, ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff Barreiros. Ela já entrou em vigor no momento da publicação.