10 pequenos PARAÍSOS que você precisa visitar em RS
O Rio Grande do Sul conta com diversos pontos deslumbrantes que podem ser considerados verdadeiros paraísos para os turistas. No entanto, apesar de Porto Alegre e outros destinos famosos do estado serem os mais procurados, há outras opções a se considerar.
Especialmente entre as cidades pequenas – alguns dos menores municípios do estado são excelentes pontos turísticos e podem ser ótimas pedidas para os turistas que viajam pela região. Por isso, separamos uma lista com alguns destes pequenos paraísos que você precisa visitar no Rio Grande do Sul: confira abaixo.
10 pequenos paraísos para se visitar no Rio Grande do Sul
Há algumas excelentes opções entre as pequenas cidades da Serra gaúcha: uma delas é Jaquirana, localizada na região de Campos de Cima da Serra, que conta com diversas opções de rios e cachoeiras. Cambará do Sul também é um destino conhecido nesta área, abrigando o famoso cânion Itaimbezinho, um dos mais famosos do estado.
Na encosta da Serra gaúcha, há também um ponto onde os visitantes podem conhecer um pouco da Europa no Brasil: Santa Maria do Herval se encontra na Rota Romântica e é conhecida pela sua ligação com a cultura alemã, desde o dialeto até à culinária. Outra cidade gaúcha que conta com conexão com os alemães é Tupandi, no Vale do Caí.
Há também como conhecer a cultura italiana: Nova Ruma do Sul é conhecida por sua ligação com o país europeu e um dos destinos favoritos para quem quer opções de aventura. Já para quem busca contato com ambas as nacionalidades, Alto Feliz pode ser um paraíso, pois carrega em suas construções o legado de uma herança mista entre alemães e italianos.
Quem procura por cidades históricas, pode encontrar ótimas opções ao visitar as cidades de: Forquetinha, no Vale do Taquari, conhecida por suas construções históricas ligadas aos imigrantes alemães; Casca, um dos maiores polos de produção de leite do estado; e Porto Vera Cruz, próxima à Argentina e famosa por suas belezas naturais.
E claro, não seria possível esquecer da menor cidade do estado, Engenho Velho, que conta com uma área total de 71 km² e menos de mil habitantes.
Imagem: Pedro Piegas / PMPA