14° salário do INSS não será pago em março de 2022
As notícias quanto a liberação do 14° salário encheram os beneficiários do INSS de grandes expectativas. O Projeto de Lei 4367/20 tem como objetivo realizar o pagamento desse benefício aos aposentados e pensionistas do instituto de forma excepcional para os anos de 2020 e 2021.
Caso seja liberado, o benefício será depositado de forma retroativa. O benefício pago em 2022 será relativo a 2020 e o benefício pago em 2023, relativo a 2021.
Um dos principais anúncios que circularam nos últimos meses foi que o pagamento seria liberado ainda em março deste ano.
Porém, apesar dos avanços que o texto teve no fim do ano passado, a proposta continua em tramitação.
O Projeto precisa ainda passar pela última comissão da Câmara dos Deputados, depois pelo plenário do Senado Federal e encerrar com a sanção do presidente da república.
Inviabilidade do pagamento acontecer em março
É válido frisar que estamos muito próximos à chegada de março, e o projeto ainda tem um longo caminho a percorrer. Tornando assim quase impossível que o pagamento ocorra em março.
Existe ainda a questão da folha de pagamentos do INSS, que costuma ser feita próxima ao dia 15 de cada mês, inviabilizando ainda mais a distribuição do benefício para o mês de março.
Em contrapartida, por meio do Decreto 10.410/20, já estão oficializadas as datas de pagamento e o calendário das duas parcelas do 13° do INSS para este ano.
A primeira parcela será paga junto à folha de pagamentos do mês de agosto e a segunda parcela será paga junto à folha de pagamentos do mês de novembro.