1,45 milhão serão direcionados para saneamento básico em Porto Alegre

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai repassar mais de R $1,45 para as cidades de Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para a continuidade de obras de saneamento básico. 

Segundo o ministro do Desenvolvimento regional, Daniel Ferreira“Os investimentos em saneamento básico garantem a preservação do meio ambiente, a melhoria das condições de saúde e mais qualidade de vida para a população. Estamos nos esforçando para garantir recursos para a continuidade e conclusão da maior quantidade possível de obras”.

O sul receberá a maior parte do investimento do Governo Federal

Além do Rio Grande do Sul, o Ministério do Desenvolvimento Regional vai repassar mais de R $3 milhões para os estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia e São Paulo. 

O sul vai receber a maior parte do investimento. O maior repasse, de R $1,2 milhão, será destinado à cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O montante será utilizado para obras de drenagem urbana sustentável na Vala da Curitiba. Já a cidade de Porto Alegre receberá quase R $250 mil para a ampliação do sistema de macrodrenagem da bacia do Arroio da Areia, com implantação de reservatórios de detenção.

Marco legal completa dois anos

Com a sanção do novo Marco Legal do Saneamento, que completará dois anos em julho, o Governo Federal tem como objetivo alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto.

O governo já investiu R $223,7 milhões do orçamento para garantir a continuidade de empreendimentos de saneamento básico pelo País.

Saneamento básico no Rio Grande do Sul ainda é um problema

Segundo dados do Trata Brasil, estima-se que apenas 32,1% da população  recebe atendimento de coleta de esgoto, e 26,2% do volume dos esgotos são tratados. Esses dados indicam que a questão do saneamento básico no estado ainda precisa melhorar muito.