1º tratamento injetável para obesidade no Brasil é aprovado pela Anvisa; Confira

Foi divulgado pela Agencia Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), através do Diário Oficial da União, que está aprovado o primeiro tratamento injetável para obesidade no Brasil. O procedimento chama-se Wegovy e é fabricado pela Novo Nordisk. Segundo a empresa, a chegada do medicamento pode iniciar uma nova era na forma de lidar com a obesidade.

Os estudos clínicos, já aprovados, demonstraram que os pacientes que utilizaram do tratamento conseguiram alcançar uma perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas, em comparação a 2,4% do grupo placebo. Uma média de 30% dos pacientes estudados perdeu 20% do peso corporal ao longo de todo o estudo. Confira mais detalhes abaixo.

Tratamento para obesidade traz também mais melhoras além da perda de peso

Nos Estados Unidos, o Wegovy é comercializado desde 2021. O medicamento utiliza o hormônio GLP-1 (GLP-1 RA), semelhante ao hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano. Este injetável leva á redução da fome, aumento da saciedade e perda de peso.

Os estudos também apontaram melhoras em outros aspectos, como redução da circunferência do abdômen e nos índices de hemoglobina glicada, triglicéride e pressão arterial. O medicamento é indicado para portadores de pelo menos uma comorbidade ligada ao peso, e deve ser usado em conjunto com reeducação alimentar e atividades físicas. O tratamento não é indicado para gestantes ou lactantes.

A aprovação da Anvisa significa mais um passo para a disponibilização do medicamento no Brasil. Agora, o próximo passo é aguardar outras etapas, como a definição de preços. Não há data definida para a chegada do Wegovy no mercado.