4 cidades do Brasil em que se fala outro idioma; 2 estão localizadas no RS!
Além de ser o país do futebol, do samba e da feijoada, o Brasil também é a casa de diferentes idiomas. Conhecido por sua versatilidade, nosso lar é um misto de culturas, que refletem até na língua em que falamos.
Atualmente, o Brasil conta com quatro cidades que falam outro idioma, sendo duas localizadas no Rio Grande do Sul.
2 cidades do RS estão entre as 4 brasileiras em que se fala outro idioma
Bento Gonçalves (RS)
Encantadora, Bento Gonçalves é o destino perfeito para quem quer sentir o gostinho de estar na Itália.
No início dos anos de 1870, muitos italianos deixaram suas casas e foram para o Rio Grande do Sul, fugindo da grande crise agrícola da época. Poucos anos após sua chegada no Estado, os imigrantes criaram as chamadas “colônias imperiais”, onde ficam as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Veranópolis.
Mesmo com o passar dos anos, o italiano não deixou de fazer parte da rotina dos gaúchos. Em 2015, após sessão realizada na Câmara dos Vereadores de Bento Gonçalves, o “talian”, dialeto italiano falado pelos habitantes da cidade, passou a ser considerada a língua cooficial do município.
Pomerode (SC)
Se você quer conhecer a Alemanha sem sair do Brasil, Pomerode é o lugar certo.
Registros históricos históricos indicam que por volta de 1863, imigrantes alemães originários da região do Mar Báltico, na divisa com a Polônia , chegaram à região e construíram suas casas e abrigos. Na época, os colonizadores se sustentavam com a agricultura, principalmente com pequenas fazendas.
Em Pomerode, Santa Catarina, há três línguas oficiais: português, alemão e, desde 2017, o pomerano.
Nova Petrópolis (RS)
Poucos brasileiros sabem, mas grande parte dos habitantes de Nova Petrópolis são descendentes de imigrantes originários das regiões do antigo Reino da Prússia, Reino da Baviera e Boemia, que vieram ao Brasil em 1858. Na época trouxeram seus dialetos, como o Pomerano, Boêmio e Hunsrück, sendo o último, o mais falado pelos gaúchos que vivem na cidade.
Santa Maria de Jetibá (ES)
Nos anos 1800 a 1900, 30 mil pomeranos vieram para o Brasil. De acordo com o Memorial Waiands Huts, preservador da cultura pomerana no ES, atualmente cerca de 42 mil pomeranos vivem em Santa Maria de Jetibá, conhecida como o “município mais pomerano do Brasil”.
Segundo a prefeitura local, cerca de 80% da população é de origem pomerana. No ano de 2018, a Câmara dos Vereadores declarou o hino da Pomerânia como cooficial de Santa Maria de Jetibá, assim como o dialeto pomerano.
Imagem: Getty Images / BBC News