5 cidades do Rio Grande do Sul com a melhor qualidade de vida
O Rio Grande do Sul possui algumas das melhores cidades para se viver em todo o Brasil — Porto Alegre, por exemplo, está entre as 30 cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em território nacional.
O IDH funciona como um indicador de desenvolvimento social, medindo fatores como renda, educação e saúde. Além disso, o índice também serve como métrica para avaliar a qualidade de vida de um município, estado ou país. Por isso, separamos abaixo as cidades do Rio Grande do Sul com IDH mais alto. Confira:
Cidades do Rio Grande do Sul com maior qualidade de vida
- Porto Alegre
A capital gaúcha aparece como a cidade mais bem desenvolvida do Rio Grande do Sul, com ótimos indicadores de qualidade de vida. Porto Alegre apresenta um ambiente arborizado, com bons números de educação, saúde e renda. Seu IDH é 0,805.
- Carlos Barbosa
Em 53º lugar em geral no Brasil, esta é a segunda cidade com maior IDH do RS — 0,796. Carlos Barbosa é um município com apenas 30 mil habitantes e um PIB per capita de R$ 101.799,46, em uma economia movimentada pela indústria metalmecânica e a agricultura.
- Ipiranga do Sul
Ipiranga do Sul aparece no terceiro lugar, com IDH de 0,791. Além disso, também foi classificada na mesma posição segundo o Idese (Índice de Desenvolvimento Socioecônomico). Segundo o prefeito Marco Antônio Sana, a qualidade de vida na cidade é um reflexo de políticas públicas que atendem a variadas faixas etárias.
- Três Arroios
Três Arroios divide o terceiro lugar com Ipiranga do Sul, com IDH também de 0,791. Segundo o governo municipal, os aspectos mais elogiados são a longevidade de sua população, o acesso à educação de qualidade e também investimentos diversificados nos setores agropecuário, industrial e de serviços.
- Lagoa dos Três Cantos
Com IDH de 0,789, Lagoa dos Três Cantos aparece em quarto lugar. Trata-se de uma cidade pequena, com uma população de apenas 1.604 habitantes, segundo dados de 2021. O município é conhecido por sua relação com a cultura alemã e por bons indicadores de qualidade de vida.
Imagem: Alex Rocha / Prefeitura Municipal de Porto Alegre