500 novas vagas para capacitação de jovens em Porto Alegre são abertas, veja como garantir a sua
Foi lançado nesta quinta (7), pelo Instituto Caldeira, o programa Nova Geração, que oferta 500 vagas em capacitação técnica em programação e tecnologia em Porto Alegre.
Os estudantes também receberão capacitações para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como educação empreendedora.
O programa conta com conexão direta com vagas de emprego, portanto, os participantes que concluírem as principais etapas e se sobressaírem, poderão ter uma oportunidade no mercado de trabalho.
Podem se inscrever jovens entre 16 a 24 anos de idade, estudantes ou ex-alunos de escolas públicas ou particulares, caso tenham cursado com bolsa 100% integral.
Como se inscrever?
As inscrições vão até o próximo dia 14 de julho, e podem ser feitas gratuitamente através do preenchimento do formulário no site oficial do projeto Nova Geração.
O projeto
Hoje, no Brasil, há uma lacuna de profissionais qualificados nas áreas da tecnologia e inovação. Buscando suprir essa demanda, o Instituto Caldeira visa criar um polo de talentos qualificados nessas áreas.
O programa é voltado para estudantes e ex-alunos da rede pública e bolsistas, ou seja, também busca transformar a vida desses jovens advindos das camadas mais baixas da sociedade.
Segundo o diretor executivo do Instituto, Pedro Valério, as lacunas de oportunidades para as áreas de nova economia, tecnologia e inovação devem chegar em até 530 mil vagas até 2024.
O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Entre os mantenedores patrocinadores, estão: Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, além das empresas AWS, Banrisul, DELL, Oracle, Sicredi e Sebrae.
Trilhas Educacionais
Os participantes do programa Nova Geração terão acesso a trilhas educacionais com empresas renomadas, como: Oracle, Google, AWS, Microsoft e Salesforce.
Entre o conteúdo programático, estão aulas de programação, marketing digital, computação em nuvem, ferramentas de trabalho e gestão em vendas.
No final das etapas, os formandos receberão as devidas certificações e, quem sabe, uma vaga de emprego por meio das conexões de empregabilidade que o programa oferece.