5G+ é anunciado por operada de Porto Alegre nesta semana, entenda

O 5G começa a operar hoje (29) na capital gaúcha e a operadora Claro anunciou ontem (28) que está com toda a estrutura necessária para começar a operar com a tecnologia em Porto Alegre assim que for liberada pela Anatel.

Num primeiro momento, o 5G da Claro, com a marca 5G+, vai funcionar nos seguintes bairros: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza e Vila Assunção. O segundo passo é expandir a tecnologia para outras áreas da cidade.

Para usufruir dos benefícios da nova tecnologia, o cliente da Claro não precisará fazer nenhum tipo de alteração, seja no contrato ou troca de chip, por exemplo. Basta ele estar em uma área de cobertura do 5G+ da Claro e possuir um aparelho compatível com a adição da nova faixa. 

Atualmente, 70% dos celulares da operadora são compatíveis com o 5G. O que significa que cerca de 2,3 milhões de aparelhos da Claro já podem usufruir do 5G+ da operadora nos próximos dias na capital gaúcha. 

A expectativa é que o 5G alcance os 1G em Porto Alegre

Conforme relatório recentemente disponibilizado pela Ookla, a expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps.

“Estamos orgulhosos em habilitar de forma pioneira mais essa fase da evolução tecnológica no Brasil. É mais um passo em um universo vasto e de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização, além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer a diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia José Félix, presidente da Claro, ao jornal O Sul.