5G puro chega em Porto Alegre até sexta-feira, veja o que vai mudar na conexão
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal de 5G em Porto Alegre e outras duas capitais será liberado até esta sexta (29).
As operadoras que irão operar na faixa 3,5GHz — Claro, Tim e Vivo — concluíram, recentemente, a instalação de torres e filtros para evitar a interferência do sinal com a Banda C das antenas parabólicas.
Nesta segunda (25), testes começaram a ser feitos nessas estações e nenhum impeditivo para a ativação da nova tecnologia foi identificado.
Para a prefeitura de Porto Alegre, é possível que o sinal possa ser liberado na Capital até mesmo antes da previsão da Anatel para a sexta, dia 29 de julho.
O que muda com o 5G?
A principal mudança que o 5G leva aos seus usuários é uma maior velocidade de download e uma conexão mais estável. Além disso, reduz a resposta entre dispositivos diferentes.
O 5G chamado “puro”, por não depender da tecnologia do 4G, já está ativado em Brasília, e oferece uma velocidade dez vezes mais rápidas do que o 4G, porém, exige de cinco a dez vezes mais antenas.
Para se ter uma noção, a média da velocidade 4G no Brasil é de 17,1 Mbps. O 5G, em contrapartida, pode chegar à velocidade de 1 a 10 Gbps, que equivale a 100 vezes ou mais em relação a tecnologia anterior.
Algo que se destaca na nova geração de dados móveis é a capacidade de lidar com mais dispositivos ligados ao mesmo tempo. Além disso, o aparelho pode se conectar a mais de uma antena ao mesmo tempo, o que torna a conexão mais confiável.
Como utilizar o 5G?
Os usuários de Porto Alegre que desejarem utilizar o 5G após a ativação do sinal na cidade precisam se atentar a dois aspectos: o modelo do aparelho e a particularidade de cada operadora.
Na página oficial da Anatel, no site do Governo Federal, estão listados os 67 aparelhos compatíveis com a nova tecnologia no país e homologados pela Agência. Clique aqui para verificar se o seu faz parte da lista.
Sobre a posição da Claro, Vivo e Tim quanto a utilização do sinal do 5G para seus clientes, você pode conferir na nossa notícia sobre o assunto clicando aqui.