6 ex-presidentes do Brasil são gaúchos; confira os nomes

O Rio Grande do Sul é o local de origem de nomes importantes da política brasileira – 6 dos ex-presidentes da República são gaúchos e moldaram a história brasileira de diversas maneiras.

Para relembrar o impacto destes nomes no Rio Grande do Sul e do Brasil, separamos essa lista com os seis ex-presidentes gaúchos. Confira abaixo todos os nomes e um pouco de suas histórias.

Seis ex-presidentes do Brasil são nativos do Rio Grande do Sul

  • Hermes da Fonseca

Hermes da Fonseca foi o primeiro gaúcho a ser eleito presidente. Ele era sobrinho do primeiro presidente do Brasil, o Marechal Deodoro. Hermes assumiu em 1910 e governou até 1914.

  • Getúlio Vargas

O segundo presidente gaúcho foi Getúlio Vargas, que até hoje, é o político que ficou mais tempo no cargo: após assumir por um golpe de estado em 1930, ele passou 15 anos na presidência. Foi conhecido pelos seus atos populistas e pelo alinhamento com ideais fascistas.

  • João Goulart

João Goulart, também conhecido como Jango, foi o último presidente eleito democraticamente antes da ditadura militar. Nascido de São Borja, ele governou entre 1961 a 1964 e se exilou no Uruguai em decorrência de um golpe dos militares, junto às pressões da elite, empresários e donos de terra, que o consideravam um político comunista.

  • Artur da Costa e Silva

Artur da Costa e Silva é de Taquari e foi o segundo presidente da ditadura militar. Ele foi eleito indiretamente e permaneceu por 2 anos no poder, entre 1967 e 1969. Seu mandato é lembrado como “anos de chumbo”, devido ao reforço de políticas autoritárias, como a criação do AI-5.

  • Emílio Médici

Emílio Médici assumiu em 1969, após Artur da Costa e Silva. Ele foi responsável por um grande avanço na economia, o chamado “milagre econômico”, á custo do aumento da dívida externa. Ele também o responsável pela criação do lema “Brasil: ame-o ou deixe-o”.

  • Ernesto Geisel

Entre 1974 e 1979, o presidente do Brasil foi o militar Ernesto Geisel, do partido ARENA, eleito indiretamente. Em seu governo, ocorreu a retirada do AI-5 e a morte do jornalista Wladimir Herzog. Neste período, a inflação chegou a 40% e foi iniciada a ocupação de terras pelo Movimento Sem Terra (MST).

Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons