75 novos abrigos de ônibus já foram instalados em Porto Alegre

No mês de outubro, a concessionária Eletromídia, responsável pela instalação, gestão e manutenção dos abrigos de ônibus, disponibilizou 49 novas estruturas. Com isso, Porto Alegre possui, ao todo, 75 novos abrigos que possuem vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas.

Até 2027, a Capital terá 1.507 novos abrigos de ônibus, frutos de uma parceria com a iniciativa privada. Neste ano, até dezembro, 35 abrigos ganharão painel fotovoltaico. A energia gerada pelas instalações será suficiente para garantir a iluminação e o funcionamento das tomadas USB. Além da sustentabilidade, com 75 abrigos usando essa tecnologia, 180 terão painel de próxima chegada, 100 câmeras de segurança e 100 com Wi-Fi. 

“É um avanço muito importante para darmos maior conforto aos usuários do transporte coletivo. Essa melhoria se une a outros projetos que estamos desenvolvendo no Programa Mais Transporte, sempre com o foco em qualificar o atendimento ao usuário do transporte”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres. 

Para José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, os novos abrigos têm a finalidade de proporcionar mais conforto, segurança e informação para a população. “Estamos felizes em avançar com a instalação dos novos abrigos de ônibus na cidade e impactar positivamente o momento de espera dos usuários do transporte público. E para ampliar ainda mais o benefício para a população, já começamos a instalar também os abrigos sustentáveis que, além de contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, visa reduzir os impactos ao meio ambiente”, conclui Angelucci.