8º Maravilha do mundo pode estar no Rio Grande do Sul

No longínquo ano de 1859, o o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, da Igreja do Colégio Imaculada Conceição alimentava o sonho de construir um monumento religioso no Monte Corcovado no Rio de Janeiro.

Quando o Brasil estava próximo a celebrar seu primeiro centenário da independência, em 1922, uma disputa para o projeto foi aberta e teve Heitor da Silva Costa como vencedor

O presidente à época, Epitácio Pessoa, recebeu a assinatura de 22 mil mulheres para que autoriza-se a construção do monumento.

Se objetivava que a construção da imagem de Cristo fosse financiada exclusivamente por doações de brasileiros. Pensando nisso, em 1923, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou a semana do Monumento, que arrecadou 2.500 contos de réis, o que equivaleria hoje a cerca de R$ 9,5 milhões.

Pelas mãos deles

O desenhista Heitor da Silva Costa, o pintor Carlos Oswald e o escultor Maximiliam Paul Landowsky foram as cabeças, troncos e mãos do monumento.

São 38 metros de altura, o que equivale a um edifício de 13 andares. Sendo 30 metros apenas do monumento e oito do pedestal. Seus braços possuem 88 metros quadrados e o pé mede 1,35 metro. Além disso, apenas sua cabeça pesa 30 toneladas.

A inauguração oficial do Cristo Redentor aconteceu no dia 12 de outubro de 1931.

Semelhante no RS

Em Sobradinho, na regiao central da Serra Gaúcha, o monumento Cristo Acolhedor deve ser inaugurado em breve. Com 80% das obras concluídas, a inaguração deve acontecer no mês de julho.

Serão ao final das obras 20 metros de altura e mais 4 metros de sua base, totalizando 24 metros, ante os 43,5 metros do Cristo Protetor, localizado em Encantado.

Foram investidos R$ 1,5 milhão em toda sua construção.

Próxima maravilha?

Apesar de se tratr de monumento muito semelhante estruturalmente ao conhecido Cristo Redentor carioca, é baixa a possibilidade do Cristo Acolhedor ser eleito uma nova maravilha do mundo moderno.

A obra é assinada pelo escultor cearense Markus Moura e está localizada às margens da ERS-400.

Quem elege?

Uma organização sediada na Suíça foi responsável pela eleição e escolha das atuais sete maravilhas do mundo moderno. Houve colaboração popular e a curadoria foi encabeçada pelo diretor da Unesco, Federico Mayor.

Foram dois anos (2005 a 2007( para que a escolha dos monumentos listados acontecesse.

Aqui no Brasil, houve o movimento “Vote no Cristo!” na população e na imprensa pela escolha da estátua.

As atuais maravilhas do mundo moderno são:

  1. Cristo Redentor (Brasil);
  2. Chichén Itzá (México);
  3. Coliseu (Roma);
  4. Grande Muralha da China (China);
  5. Petra (Jordânia);
  6. Machu Picchu (Peru);
  7. Taj Mahal (Índia).