99 e Uber reajustam valor do motorista para suprir gastos com combustível

O reajuste nos preços da gasolina e diesel anunciado pela Petrobras que entrou em vigor na última sexta-feira (11) irá afetar consideravelmente os motoristas autônomos de aplicativos.

Levando isso em consideração, as duas principais empresas de transporte por aplicativo, 99 e Uber, anunciaram que irão aumentar os valores repassados ao motorista a fim de tentar frear os impactos causados pelo aumento do combustível.

De acordo com a 99, o aumento não será refletido no valor das corridas pagas pelos passageiros. A Uber ainda não deu mais detalhes sobre o aumento.

Reajuste no valor recebido pelo motorista: 99 x Uber

99 pop

A 99 promete elevar em 5% o valor do km rodado nas corridas do aplicativo. O objetivo, de acordo com nota publicada pela empresa, é: “anular o último aumento anunciado para o litro da gasolina”.

O aumento passa a valer nos próximos dias, válido em todas as 1.600 cidades que a plataforma opera no País. Como dito anteriormente, não haverá aumento para os passageiros nesse momento.

Com planos para longo prazo, a 99 tem estudado uma solução de subsídio para acompanhar automaticamente as flutuações dos combustíveis, tanto para cima quanto para baixo.

Uber

A Uber anunciou um reajuste temporário de 6,5% no valor das corridas. Em nota, explica: “O aumento também visa ajudar os motoristas a lidar com o pico de alta em seus custos operacionais. Como sempre, os usuários poderão conferir no app as modalidades disponíveis e o preço exato antes de pedir uma viagem”.

Ainda de acordo com a Uber, serão investidos, nas próximas semanas, cerca de R$100 milhões em iniciativas “voltadas ao aumento nos ganhos e redução dos custos dos parceiros, além de um reajuste temporário no preço das viagens”.

A empresa promete continuar monitorando a situação do mercado internacional nas próximas semanas de modo que, caso necessário, reavalie suas iniciativas.