99 taxi tem alta de 5% na corrida com alta dos combustíveis
O aplicativo de transporte 99 taxi anunciou um reajuste de 5% no preço da corrida para aliviar o impacto da alta dos combustíveis para os motoristas que trabalham em parceria com o app. A empresa também irá diminuir o valor da taxa cobrada dos motoristas.
Segundo a empresa, essas medidas devem auxiliar a conter os gastos dos motoristas com combustível. Além disso, ela está ampliando o pacote “Mais ganhos” que permite 100% do valor da corrida repassada aos condutores em determinados horários e municípios estabelecidos pela plataforma.
Segundo Thiago Hipólito, diretor sênior de operações da 99, a empresa não pretende divulgar novos aumentos nas taxas e está estudando maneiras de oferecer subsídios aos motoristas. A ideia do diretor é “dar mais proteção aos nossos motoristas parceiros contra as oscilações nos preços dos combustíveis.”, ressaltou Hipólito.
Aumento da gasolina e a recusa por corrida
A alta dos preços dos combustíveis nos últimos meses vem causando o aumento da recusa por corrida pelos motoristas de aplicativo. Muitos justificam que, dependendo do valor, a corrida não compensa o gasto que terá com gasolina.
Paulo Xavier, presidente da Frente de Apoio Nacional ao Motorista Autônomo (Fanma), em entrevista à TecMundo, afirma que esse fenômeno de recusa de corrida vai se tornar cada vez mais comum daqui pra frente “Se a gente faz qualquer tipo de corrida, a gente tem prejuízo. Então será necessário um critério ainda melhor para escolher a corrida considerando o valor do km rodado”, afirmou.
Somente neste ano de 2022, a gasolina vendida pela Petrobrás teve um aumento acumulado de 24,5%. Em algumas cidades do país o litro do combustível na bomba chega a cerca de R $7,00.
A alta nos preços do combustível vai além dos aplicativos de transporte. Os aumentos impactam o valor da comida, por exemplo, O Brasil é um país que basicamente depende das rodovias para transportes de carga. Tudo isso, deve impactar ainda mais no valor da inflação nos itens de alimentação.