Pedido do abono salarial de anos anteriores fica para março
Os cerca de 320 mil trabalhadores que ainda não sacaram seus benefícios do Abono Salarial referente ao ano de 2019 terão que aguardar mais um pouco para requerer o benefício.
Isso porque o Ministério do Trabalho e Previdência adiou o início do prazo para requerimento dos valores, que teria início no próximo dia 8.
De acordo com o ministério, o montante esquecido chega a R$208,5 milhões. A nova data para que os beneficiários solicitem a retirada do seu saldo é agora a partir de 31 de março.
Como realizar o requerimento
Os optantes pelo saque presencial precisarão comparecer a uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência para solicitar a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa, no caso do Programa de Integração Social (PIS). No caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), a solicitação de reenvio é ao Banco do Brasil.
O pedido pode ser feito através do telefone 158, referente à central Alô Trabalhador.
Também é possível realizá-lo via e-mail, enviando o pedido de recurso administrativo para o endereço [email protected]. Atenção: as letras uf devem ser trocadas pela sigla do estado onde o trabalhador reside.
Por último, existe a opção de realizar o requerimento pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível na loja de aplicativos do seu smartphone.
No aplicativo também é possível verificar se o trabalhador tem direito ao benefício, o valor que poderá ser retirado, a data de saque e o banco em que irá receber.
Essas informações também podem ser consultadas através do portal Gov.br.