Após erro de processamento, milhares de pessoas receberão PIS/Pasep retroativo
O Ministério do Trabalho e Previdência informou que após erro no processamento do abono salarial ano base 2019, cerca de 154 mil trabalhadores irão receber o abono retroativo.
O preenchimento com falhas dos dados dos trabalhadores informados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), como a ausência ou erro do número do PIS, pode ter sido a causa pelo processamento incorreto do abono.
Segundo o ministério, “qualquer informação errada ou divergente daquelas registradas nas bases de governo implica a não identificação do trabalhador e, consequentemente, a não habilitação ao benefício”.
Os trabalhadores que tiveram erro no processamento do abono não terão que tomar nenhuma providência. “O valor será depositado em uma conta digital da Caixa”, informou a pasta.
O valor do abono salarial de 2019 ficou entre R $92 a R $1.100, proporcional a quantidade de meses trabalhados durante o ano base de 2019.
Quando os pagamentos devem ser efetuados
O pagamento acompanhará o calendário de pagamentos regular de 2022 do PIS/Pasep que começou a efetuar os pagamentos em Fevereiro.
É possível consultar se há algum erro nos dados informados pelo empregador. Para isso, é preciso baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e fazer o login.
Após efetuar o login, no menu horizontal inferior, clique em “Contratos”, clique no nome da empresa trabalhada e da qual deseja saber o número informado, em “Detalhes”, cheque o número informado em “PIS/Pasep”, o número informado na Rais deve ser o mesmo que consta no registro do contrato no app.