Polícia Federal faz operação de combate a fraudes contra a Caixa
Agentes da polícia federal do município de Ribeirão Preto, em São Paulo, cumpriram nesta terça-feira (8), mandados de busca em apreensão referentes à Operação Atacante.
A operação foi deflagrada com o objetivo de combater operações fraudulentas nos sistemas da Caixa Econômica Federal.
As fraudes aconteciam através da violação de dispositivos de informática que ocasionaram consideráveis prejuízos ao banco federal.
Através desse acesso ilícito, os criminosos conseguiam entrar no sistema da CEF, consultar e alterar dados de correntistas, cartões de créditos e tirar grande proveito econômico disso.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pela PF, hoje foi preso um dos principais participantes do grupo, mediante cumprimento de mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal Federal da Subseção Judiciária de São Paulo.
Também foram cumpridos ao todo três mandados de busca e apreensão, um deles na capital de São Paulo, outro em Ribeirão Preto e um no Guarujá.
Dentre os objetos apreendidos estão equipamentos de informática, documentos, veículos e outros objetos que serão periciados.
Pena
A ação teve a participação de 15 policiais federais. Os crimes investigados são de estelionato e associação criminosa. As penas podem variar, respectivamente, de 4 a 8 anos de reclusão e 1 a 3 anos de reclusão.
A operação é de grande importância visto que a Caixa Econômica Federal abriga as contas e finanças de milhares de brasileiros do país, sendo também o banco responsável pela distribuição dos principais programas de distribuição de renda do governo federal.