Auxílio gás em fevereiro: Pagamento confirmado com valor menor
O Auxílio Gás, que teve o seu primeiro pagamento no mês de Janeiro, pagará a segunda parcela em fevereiro no valor de R $50,00 seguindo o mesmo calendário do Auxílio Brasil.
O Vale Gás é um benefício do Governo Federal destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para a compra do gás de cozinha.
O valor do benefício para cada família elegível a participar do programa é correspondente a uma parcela de 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos a cada dois meses.
Segundo o texto do programa, os pagamentos do auxílio serão feitos bimestralmente. Como o programa foi lançado no mês de dezembro, mesmo a primeira parcela tendo sido paga em janeiro, ela corresponde ao mês de lançamento do programa. Por isso, a segunda parcela do auxílio deve ser paga agora em fevereiro.
Quem tem direito ao Auxílio Gás
Todas as famílias que estão inscritas no CadÚnico têm direito ao Auxílio Gás. Porém, nem todas as 18 milhões de famílias inscritas vão receber o benefício, pois não há orçamento suficiente para a inclusão de todos. No primeiro pagamento, menos de 6 milhões de famílias receberam o benefício.
Para aumentar o número de famílias beneficiadas pelo programa, o governo diminuirá o valor da parcela que atualmente é de R $52,00 para R $50,00. Com isso, aproximadamente 7 milhões de famílias de baixa renda poderão ser atendidas.
O texto do programa garante o benefício às famílias com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou famílias que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
As informações preliminares sobre o recebimento do Auxílio Gás podem ser conferidas no aplicativo do Auxílio Brasil.