Auxílio retroativo para novos beneficiários: Existe?
O Auxílio Brasil incluiu cerca de 556 mil famílias que serão beneficiadas em fevereiro. A entrada de novos beneficiários amplia para mais de 18 milhões de famílias atendidas pelo programa do Governo Federal. Com isso, o Ministério da Cidadania vem garantindo que a fila para receber o auxílio siga zerada.
O auxílio é um programa do Governo federal de transferência de renda à famílias em situação de vulnerabilidade social.
Auxílio retroativo
Com a entrada de novas famílias na folha de pagamento do benefício neste mês, muitas pessoas estão em dúvidas a respeito do recebimento do auxílio com os valores retroativos referente aos meses anteriores.
O argumento é que essas famílias não entraram no programa no primeiro mês do ano por falha do aplicativo do CadÚnico, por isso, teriam o direito de receber as parcelas de forma retroativa.
Porém, segundo a pasta do Ministério da Cidadania, as mais de 500 mil famílias devem receber somente o valor correspondente a fevereiro e aos próximos meses.
Apesar disso, quem foi incluído agora no programa já começa a receber o auxílio no valor mínimo de R $400,00 até o mês de Dezembro. Algumas famílias podem receber um valor maior do que o mínimo estabelecido.
Uma grande parte dos beneficiários do programa, incluindo as mais de 500 mil famílias que entraram em fevereiro e as cerca de 3 milhões que entraram em Janeiro, ainda não receberam o cartão que permite sacar o benefício.
Em decorrência disso, é importante lembrar que existe a possibilidade de movimentar o valor do benefício no aplicativo Caixa Tem ou realizar o saque diretamente em uma das agências da Caixa Econômica Federal.