Notas de corte do Sisu liberadas – Como consultar
As inscrições para a primeira edição do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) deste ano iniciaram ontem (15) e poderão ser realizadas até sexta-feira (18).
O programa possibilita que os estudantes concorram a vagas em instituições de ensino superior públicas através da nota do ENEM. Para este semestre, serão cerca de 221.790 vagas, de acordo com o Ministério da Educação.
Às 0h desta quarta-feira (16), foram disponibilizadas as primeiras notas de cortes parciais do SiSU 2022.1.
Através da consulta das notas de corte, o estudante consegue ter um parâmetro e avaliar as opções em que ele possa ter mais chance de aprovação. O candidato consegue trocar as duas opções de cursos selecionadas até o último dia de inscrições, no caso, até dia 18.
Como consultar?
A consulta pode ser realizada na página oficial do programa. Basta selecionar um curso e a instituição desejada através dos filtros.
O candidato logado no site consegue verificar qual a sua posição na lista entre os candidatos que se inscreveram para o mesmo curso, instituição e modalidade.
A nota de corte funciona da seguinte maneira: caso o candidato procure pelo curso de medicina, por exemplo, no campus da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), ele irá deparar-se com a nota de corte de 859,53, que foi atualizada pela última vez às 0h de hoje (16).
A plataforma também vem com a informação de que para este curso e instituição em específico estão sendo ofertadas 49 vagas. A nota de corte de 859,53 indica que esta foi a 49° nota mais alta.
A nota de corte pode subir, a depender dos candidatos que se inscreverem nos próximos dias e as médias obtidas por eles no ENEM. Se alguns candidatos desistirem ou trocarem de opção, ela pode cair.
O candidato deve ficar atento todos os dias, até sexta-feira, a essas notas de corte parciais. Dessa forma, pode escolher um curso cuja nota de corte seja mais baixa e proporcional a sua média no ENEM.
Cronograma do SiSU 2022.1
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
- Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
- Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
- Manifestação de interesse em participar de lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
- Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março