Confira 4 opções de empréstimo para MEI

Hoje em dia, o profissional autônomo pode sair da informalidade e obter um CNPJ.  Para isso, basta o trabalhador se cadastrar como Microempreendedor Individual. Com a formalização, é possível emitir notas fiscais, abrir conta em banco e contratar um empréstimo, por exemplo.

Em relação aos empréstimos, diversas instituições bancárias disponibilizam facilidades e condições especiais como taxa de juros mais baixas e menos burocracia para o empreendedor que deseja investir no seu negócio.

4 opções de empréstimo para MEI

Os 4 principais bancos que oferecem empréstimos ao microempreendedor são: BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú.

BNDES – empréstimos de até R $20.000,00 com taxa de juros que não pode ultrapassar os 4% ao mês. Os prazos e garantias são negociados diretamente com o agente operador. Pode ser usado tanto para capital de giro quanto para aquisição de equipamentos.

Caixa Econômica Federal – possui Microcrédito Produtivo Orientado com empréstimos entre R $300,00 a R $21 mil, com juros de 3,49% ao mês + 3% de TAC. O valor deve ser usado exclusivamente no empreendimento.

Banco do Brasil – para contratar o empréstimo é preciso ser correntista do banco e ter um faturamento anual bruto de até R $360.000,00. Tem zero cobrança de IOF e o valor depende da capacidade de pagamento do empreendedor.

Itaú– empréstimos que variam entre R $400,00 e R $20.300,00. O valor pode ser dividido em 15 vezes com juros de 3,79% ao mês. O empreendedor não precisa ser cliente do banco, basta ter 18 anos e estar pelo menos com 6 meses de empresa. 

É importante ressaltar que os empréstimos estão sujeitos a análise de crédito.