Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil em 2022
Projeto do Governo federal para criar uma linha de crédito de empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil deverá ser criado. Segundo apuração do Valor, o Ministério da Cidadania se reuniu com a Caixa Econômica e outros bancos para averiguar a possibilidade do projeto ser aprovado.
Empréstimo consignado Auxílio Brasil
Os detalhes do projeto ainda não foram divulgados, mas o principal foco é conceder aos beneficiários do Auxílio Brasil empréstimos consignados ao benefício de até R $1.000,00 com taxa de juros reduzida.
Por ser na modalidade consignada, o valor seria descontado diretamente do auxílio do benefício.
Apesar da sondagem do ministério, os bancos não apresentaram interesse na proposta. Em resposta ao Valor, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), disse que não tem conhecimento dos detalhes do projeto e a Caixa Econômica Federal não quis comentar sobre o assunto.
Quem pode receber o Auxílio Brasil
O auxílio é um programa do Governo federal de transferência de renda à famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é diminuir a desigualdade social com a garantia de renda para a superação das vulnerabilidades sociais.
Segundo o site do programa do Ministério da Cidadania, para estar apto a receber o auxílio, às família precisa ter em sua composição, gestantes, mães que amamentam, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos e cumprir seguintes requisitos:
- Famílias em situação de extrema pobreza – renda familiar mensal per capita de até R $105,00;
- Famílias em situação de pobreza – renda familiar mensal per capita entre R $105,01 e R $210,00;
- Famílias em regra de emancipação – famílias já beneficiadas pelo programa com renda acima das famílias em situação de pobreza (R $210,00).
Essas famílias permanecerão no programa por dois anos desde que a renda familiar mensal per capita não supere em duas vezes e meia o valor da linha de pobreza, neste caso, R $525,00.