Como regularizar o título de eleitor para as eleições de 2022
Os cidadãos que vão votar nas eleições deste ano têm até o dia 4 de maio para regularizar o título de eleitor. O prazo é válido também para quem vai solicitar a primeira via do documento.
As eleições vão acontecer em outubro desse ano e é preciso estar com o documento em situação regular para o eleitor que pretende votar. Mudança de endereço, pagamento de multa e demais solicitações devem ser feitas até o prazo estipulado.
Para quem faltou a alguma eleição nos últimos anos, o eleitor pode entrar no site do TSE e verificar se há algum débito no seu título de eleitor por não comparecer em alguma eleição.
Lembrando que as eleições no Brasil são obrigatórias e, caso o eleitor não compareça, paga uma multa de R $3,50 por turno que faltou e não justificou.
Se apontar algum débito, é preciso emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento. Assim que o débito for identificado a Justiça Eleitoral irá baixá-lo do sistema e o título de eleitor estará regularizado.
Para o cidadão que está com o título cancelado devido a ausência em três eleições consecutivas, é preciso pagar as multas e pedir a revisão do cancelamento junto ao TSE.
Como regularizar o título de eleitor para as eleições de 2022
Após regularizar as pendências, para regularizar o título de eleitor, basta acessar o site Título Net (cad-app-titulonet.tse.jus.br) e realizar os seguintes procedimentos:
- preencher os dados pessoais;
- comprovante do pagamento dos débitos com a Justiça Eleitoral (quando houver);
- anexar identidade com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débitos eleitorais e comprovante de quitação de serviço militar (somente para homens) digitalizados;
- anexar uma selfie segurando o documento de identificação;
Após anexar todos os documentos solicitados, o processo de regularização será iniciado e poderá ser acompanhado pela plataforma.