WhatsApp: saiba como se proteger de golpes

Os golpes através do WhatsApp têm sido cada vez mais recorrentes. O crime cibernético inicia com o roubo ou clonagem da conta de um usuário, e a partir daí, o golpista tenta extorquir dinheiro de seus contatos. 

Com o roubo ou clonagem da conta, o criminoso consegue contato direto com familiares e amigos da vítima, e conversa com eles utilizando maneiras de conseguir um depósito ou transferência bancária.

Os casos do tipo vêm crescendo muito ultimamente. Portanto, é importante ter muita atenção e utilizar as dicas dos especialistas para se proteger dos golpes.

Clonagem x Roubo de conta do WhatsApp

Clonagem

Na clonagem, o golpista consegue acessar a foto de perfil e a lista de contatos do usuário. Com os dados em mãos, ele cria uma nova conta e começa a conversar com os familiares e amigos da vítima, muitas vezes pedindo dinheiro emprestado até conseguir receber uma transferência.

Roubo

Para roubar uma conta no WhatsApp, é necessário o código de verificação do aplicativo. Geralmente, o criminoso consegue o código através de uma abordagem feita já nesse intuito. 

Caso a verificação em duas etapas do aplicativo não esteja ativada, o golpista consegue tranquilamente acessar a conta da vítima em outro celular somente com o código de verificação.

A partir disso, é possível navegar pela conta como se fosse o dono original e receber todas as mensagens que forem enviadas para ele.

Como se proteger?

Confira uma lista de dicas dadas por especialistas para evitar cair em golpes cibernéticos via WhatsApp:

  1. Nunca compartilhe o código de ativação do WhatsApp;
  2. Ative a confirmação de duas etapas para reforçar a segurança da conta. Basta ir em Ajustes> Conta> Confirmação em duas etapas> Ativar> Escolher a senha;
  3. Desconfie de ligações de empresas caso o atendente utilize linguagem informal;
  4. Fique atento a pedidos urgentes de dinheiro vindo de amigos ou parentes. Caso se veja nessa situação, entre em contato via telefone com o suposto remetente da mensagem;
  5. Não instale apps de terceiros, pois podem estar repletos de vírus;
  6. Não compartilhe informações pessoais pelo WhatsApp.

Tive a conta clonada ou roubada, e agora?

No caso da clonagem, infelizmente não há muito a ser feito além de alertar seus amigos e parentes. Uma outra opção é utilizar as outras redes sociais para anunciar que alguém tem se passado por você para aplicar golpes.

Em casos de roubo de conta, você pode tentar ativar a conta novamente no seu celular por SMS. Caso os criminosos tenham ativado a confirmação em duas etapas, tente o processo de ativação até que a conta fique inativa. Feito isso, aguarde sete dias corridos e peça novamente a ativação por SMS.

Caso não consiga, há a opção de enviar um e-mail para o WhatsApp. O endereço é o [email protected]. No assunto da mensagem, digite: “Perdido/Roubado: desative minha conta”. No corpo do e-mail, inclua seu número de telefone com o código do país e DDD.