Benefícios por incapacidade podem ser revisados em maio, veja como receber

Em maio deste ano, mais especificamente entre o dia 1° e 7, cerca de 11 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão receber os pagamentos referentes à revisão dos auxílios por incapacidade.

A revisão foi firmada por meio de acordo fechado entre o instituto e o MPF em 2012, e irá contemplar os trabalhadores que foram prejudicados entre os anos de 2002 a 2009, enquanto recebiam auxílio por incapacidade, como o auxílio-doença.

Na época, o INSS descartou 20% de menores contribuições para a Previdência Social no cálculo da média salarial dos trabalhadores. O primeiro lote de pagamentos da revisão dos auxílios foi realizado em 2013. O lote de maio deste ano será o último.

Quem pode receber o lote de maio da revisão do INSS?

Estão elegíveis aqueles que foram beneficiários de algum benefício por incapacidade entre os anos de 2002 e 2009, dentre: 

  • Auxílio acidente;
  • Auxílio doença;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.

E que, além disso, em maio de 2012 (quando o acordo foi feito):

  • Tinham até 45 anos de idade;
  • Não recebiam mais o benefício calculado com erro;
  • Tinham direito a receber mais de R$6 mil.

Como realizar a consulta?

De acordo com o INSS, a consulta só poderá ser feita no fim de abril. Isso porque a conclusão do processamento dos pagamentos ainda deverá durar mais um tempo. A consulta poderá ser realizada através do portal ou aplicativo Meu INSS ou pelo número 135.

Consulta através do Meu INSS (site ou aplicativo):

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Faça o login com CPF e senha;
  3. Na página inicial, digite na lupa que fica na parte superior da página: “Revisão”;
  4. Dentre as opções, aparecerá “Revisão de Benefício – artigo 29”. Selecione;
  5. O sistema informará se há valores a receber ou não. Caso não haja, a mensagem “Consulta a Revisão do artigo 29 não retornou dados para o cidadão” será mostrada na tela.

Para consultar através do número 135, basta entrar em contato com a central por um telefone fixo (não há custo) ou celular (custo de uma ligação local) de segunda à sábado, no horário de 07h às 22h.