Pix pode ser usada na compra de Criptomoedas?

O Pix foi citado como modelo eficiente para atrair brasileiros e aproximá-los do mercado de criptomoedas na Ethereum Rio, conferência que está acontecendo no Rio de Janeiro, entre 11 e 20 de março. 

Especialistas que se reuniram no evento sugerem que as startups nacionais de criptoativos que tem como foco o usuário final comecem a explorar a facilidade de uso e a eficiência do Pix.

O objetivo seria inserir as criptomoedas de fato no cotidiano da população brasileira, não só como instrumento de investimento, mas também como meio de pagamento alternativo, que dispensa a intermediação de instituições financeiras. 

Popularização das Criptomoedas

Rocelo Lopes, CEO da SmartPay Pagamentos Digitais, elogiou a ferramenta do Banco Central, o Pix. Além disso, destacou a facilidade ao transferir valores e a possibilidade de realizar pagamentos via QR Code.

“Se startups e jovens desenvolvedores criarem aplicativos e produtos tão fáceis como o Pix para o uso de cripto, isso nos dará uma vantagem competitiva enorme aos brasileiros em relação a qualquer outro país.”, afirmou.

Seria uma grande oportunidade para os desenvolvedores de aplicativos, visto que ao oferecer recursos semelhantes ao Pix, poderiam ampliar sua base de usuários.

Implantação do real digital

Os primeiros testes práticos da CBSC (moeda digital de banco central) devem ter início ainda este ano. Esse fato torna ainda mais importante a interseção entre as criptomoedas e o sistema financeiro tradicional.

O diretor de Produtos e Parcerias da Transfero, Safiri Felix, destaca que não pode ser desprezada pelos desenvolvedores a disposição dos brasileiros para incorporar e se adaptar às inovações tecnológicas.

“CBDC tem grande futuro no Brasil. E a regulação traz mais segurança para os investidores”, destacou.

Regulação do mercado de criptoativos

Quanto à regulação, tema sensível ao redor do mundo, Rocelo Lopes acredita que “ainda é cedo”, de um modo geral. Porém, reforça que alguns ativos precisam de mais regulação, como no caso dos tokens.

“Em 20 minutos você consegue colocar qualquer ativo à venda na forma de um token, o que pode ser muito perigoso”, declarou.

Necessidade de estímulos

Para o head de research da exchange Mercado Bitcoin, Andre Franco, faltam maiores estímulos para a construção de um ecossistema forte e autossuficiente de criptomoedas no país.

“Precisamos desse mercado aqui, há muitas oportunidades para empreender. É preciso ver cripto como investimento, não apenas cotação”, concluiu.