Pix parcelado: como funciona?
Parcelar uma conta via PIX foi disponibilizada pelo Banco Central e alguns bancos e fintechs acrescentaram essa possibilidade em seus aplicativos. A função permite que quem paga possa parcelar o valor enquanto quem recebe tem o valor total à vista na conta.
Com pouco mais de um ano de funcionamento no país, o sistema de pagamento instantâneo PIX completou o ano de 2021 com cerca de 348 milhões de chaves cadastradas e 1,6 bilhão de transações efetuadas, segundo dados do Banco Central (BC).
Como consequência, é cada vez menor o número de pessoas que utilizam o dinheiro em espécie. Agora com o pagamento parcelado sendo uma realidade no dia a dia das pessoas, o cartão de crédito também pode sofrer com essa mudança de comportamento na hora de pagar as contas.
Como funciona o parcelamento via PIX
A nova função liberada pelo BC é denominada PIX Garantido, pois como o próprio nome diz, o recebimento do valor do crédito é garantido por instituições credoras mesmo que o cliente não tenha o dinheiro em conta. Ou seja, se o cliente não pagar, a instituição intermediadora arcará com os custos.
É importante ressaltar que cada banco tem as suas regras para essa transação. O cliente deve verificar com o banco a disponibilidade e as taxas cobradas para efetuar a modalidade de parcelamento via Pix Garantido.
O Santander, por exemplo, permite parcelar o Pix em até 24 vezes, com a parcela mínima de R $5,00 com taxa de juros de 3,09% ao mês.
Já o Mercado Pago só é possível para o cliente que já tenha uma linha de crédito pré-aprovada dentro da instituição financeira, com o valor do crédito igual ou maior do que a compra desejada. O aplicativo permite o parcelamento da compra em até 12 vezes com o valor mínimo da parcela de R $12,00.