INSS: mais de 800 mil brasileiros aguardam pela perícia
A perícia médica do INSS é um procedimento de caráter obrigatório, que comprova a existência da doença ou acidente que incapacitou o trabalhador de seguir com suas atividades, de forma total ou parcial.
Sem o resultado da perícia médica, o segurado do INSS não consegue a concessão dos benefícios por incapacidade, como auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez.
Nos últimos meses, a fila de espera dos cidadãos que aguardam uma perícia médica do INSS só cresceu. Atualmente, são cerca de 829 mil brasileiros na fila. O tempo médio de espera está em 69 dias.
Perícia médica do INSS
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, por conta da pandemia, a quantidade de agendamentos precisou ser reduzida para que os consultórios fossem melhor higienizados.
Após cada perícia, os equipamentos precisam ser limpos e o perito necessita trocar um avental. Por esse motivo, um médico que antes atendia 15 pessoas por dia, passou a atender 12.
Além disso, segundo o governo, a redução no número de profissionais ativos do instituto também atrasa os atendimentos. Devido a aposentadorias, demissões e licenças médicas, o quadro de peritos vem diminuindo.
Diego Cherulli, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, explica: “O INSS com certeza tem que buscar medidas para aumentar o efetivo, tanto de servidores públicos, na própria autarquia de técnicos de analistas, quanto de peritos médicos, fazendo novos concursos públicos ou chamando os aprovados dos concursos anteriores. Enquanto não tiver material humano, a fila vai continuar crescendo ou vai ficar estacionada como ela está hoje”
O INSS não declarou uma posição sobre a contratação de novos peritos para agilizar o processo daqueles que já estão há algum tempo aguardando o seu benefício de direito.
Transtornos aos segurados
Esse tipo de transtorno afeta bastante os segurados, que devido ao enfermo, estão afastados do trabalho mas não conseguem o laudo para dar entrada no seu benefício. A demora na fila causa uma grande decepção aos trabalhadores que contribuíram durante toda sua vida profissional ao INSS, e que agora se sentem desamparados pela Previdência Social.