Concurso Público: INSS não terá concurso em 2022?
De acordo com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, José Carlos Oliveira, o concurso para o INSS não deverá acontecer em 2022.
“Não haverá reposição nem por meio de concurso público, nem por meio de contrato por tempo determinado”, declarou José Carlos em recente resposta a um requerimento de informação.
Porém, após uma paralisação movida pela Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), o governo se pronunciou em relação à pauta.
De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, na próxima terça (22), será divulgado se o concurso irá acontecer ainda este ano ou não.
Concurso do INSS em 2022, há chances de acontecer?
Apesar da resposta negativa de José Carlos Oliveira, as possibilidades não estão totalmente excluídas. A declaração do presidente do instituto não representa uma recusa ao pedido de concurso do INSS para 2022. Ele pode ter se referido a impossibilidade de convocar os aprovados para tomar posse ainda este ano.
De acordo com a legislação, o INSS só poderia convocar os candidatos aprovados em um concurso aberto este ano se o mesmo fosse realizado em quatro meses.
O resultado final precisaria ser homologado até 2 de julho, três meses antes do período eleitoral. Isso se torna inviável, visto que o processo de abertura de um concurso público é demorado.
O ideal seria uma autorização para concurso em 2022, com aplicação de provas e convocação em 2023.
Déficit de servidores
Um concurso para o INSS já é de extrema urgência, visto que nos últimos meses de 2021, um total de 3.796 servidores entraram em abono de permanência.
O abono de permanência é um incentivo ao servidor público que mesmo com os requisitos para se aposentar, escolhe continuar trabalhando. Ou seja, a qualquer momento podem solicitar a aposentadoria e deixar a insitituição.
Hoje, mais de 2 milhões de brasileiros aguardam a concessão de seus benefícios pelo INSS. A falta de pessoal nas agências é uma das principais causas do aumento na fila de espera.