WhatsApp: Versão GB é pirata? Confira!
Uma versão alternativa e pirata do WhatsApp está dando o que falar nas redes sociais. O “WhatsApp GB” pode prometer diversas funcionalidades, mas não garante a segurança de quem o utiliza.
O aplicativo clone se conecta a uma conta do WhatsApp e oferece funções extras, tais como: agendamento de mensagens, a possibilidade de esconder o status online e conexão de mais de um número de telefone em um mesmo perfil.
O download é realizado fora da loja de aplicativos do celular e apenas para Android. Esse fato já configura grande risco e exposição, visto que para realizar o download de apps de desenvolvedores desconhecidos você precisa desabilitar uma barreira de segurança do smartphone.
De acordo com relatos de usuários do Twitter, os usuários que estão utilizando o clone do WhatsApp estão tendo suas contas banidas da versão oficial do aplicativo desenvolvido pela Meta.
Posicionamento oficial do WhatsApp
O WhatsApp, em comunicado oficial, alertou que não consegue validar as medidas de segurança implementadas por aplicativos desconhecidos, e que geralmente esses aplicativos violam os termos de serviço da empresa.
Ainda faz um alerta: não existe outra versão oficial do aplicativo a não ser o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business, ambos disponíveis na Play Store e Apple Store.
Risco para a segurança
Ao realizar um download de um aplicativo de desenvolvedor desconhecido, o usuário do Android precisa desabilitar a configuração “instalar somente de fontes confiáveis”, deixando uma porta aberta para vírus e crimes cibernéticos.
O aplicativo oficial do WhatsApp possui a criptografia de ponta a ponta que garante o sigilo dos dados e conversas dos usuários. O aplicativo pirata, porém, não garante absolutamente nada. Ou seja, os dados informados ao entrar e navegar pelo aplicativo podem ser vazados ou roubados futuramente, sem que nenhuma pessoa venha a se responsabilizar.
Contas banidas
O WhatsApp oficial pode banir permanentemente aqueles usuários que permanecerem utilizando a versão pirata “GB”, portanto, se você desejar continuar tendo acesso ao aplicativo oficial, o recomendado é deixar de lado a versão alternativa.
Aqueles que receberam um comunicado de que estão “temporariamente banidos”, eventualmente poderão mudar para a versão oficial e restabelecer sua conexão.