Beneficiários do INSS podem esperar até 5 meses para receber? Entenda
Levantamento feito pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional – INSS aponta que beneficiários chegam a esperar até cinco meses para receber o benefício. Segundo a pesquisa, em janeiro o tempo de concessão do benefício chegou a 95 dias, o maior desde abril de 2021.
Com a demora em conceder o benefício, quase 1,8 milhão de cidadãos aguardam a análise dos requerimentos. Dos quase dois milhões de requerimentos que aguardam a análise do INSS, quase 1,5 aguardam a primeira avaliação do instituto e cerca de 285 mil já passaram pela análise e estavam no aguardo dos documentos do benficiário para concluir o processo.
Do número total de requerimentos em análise, aproximadamente 1,3 milhão aguardavam resposta há mais de 45 dias.
Redução do tempo de análise
O INSS está agindo em diversas frentes para dimninuição do tempo de espera dos requerimentos em análise no instituto. Entre elas, estão a capacitação dos servidores, ampliação da infra-estrutura tecnológica com a aquisição de 18 mil computadores, automação dos processos, reabertura das agências, entre outras ações.
Prazo médio de espera para análise
Em Junho de 2021, novos prazos foram estipulados para análise dos requerimentos. Os prazos agora vão de 30 a 90 dias para análise. Exceto para o caso de aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença, que continua sendo de 45 dias.
Segue abaixo o prazo para análise dos requerimentos no INSS:
- Salário-maternidade: 30 dias
- Aposentadoria por invalidez comum e acidentária: 45 dias
- Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho: 45 dias
- Pensão por morte: 60 dias
- Auxílio-reclusão: 60 dias
- Auxílio-acidente: 60 dias
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC): 90 dias
- Benefício assistencial ao idoso (BPC): 90 dias
- Aposentadorias, salvo por invalidez: 90 dias
É importante ressaltar que, para os beneficiários que precisam de perícia médica e avaliação social, o prazo começa a ser contado a partir da data da perícia ou avaliação.