Ampliação do Auxílio Brasil será reforçado? Veja os detalhes

A cerimônia da Jornada Auxílio Brasil aconteceu nesta segunda-feira (28) em Juazeiro, município do estado da Bahia. Durante o evento, houve a presença do Ministro da Cidadania, João Roma e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Um dos objetivos da ação foi reforçar os conceitos e abrangência do benefício social, que atende 32.140 famílias na região. A distribuição equivale a cerca de R$13 milhões mensais sendo injetados na economia local.

Segundo o Ministro João Roma, assim que recebem o Auxílio Brasil, as famílias vão imediatamente comprar o essencial. Logo, há um aquecimento do comércio e a oportunidade de geração de novos empregos.

O ministro Roma enfatiza que o benefício é um novo e moderno programa de transferência, e que oferece um incentivo àqueles que desejam trabalhar: “Hoje, quem está no Auxílio e consegue emprego com carteira assinada, não perde o benefício e ainda recebe incentivo extra para investir no crescimento profissional”, declarou.

Auxílio Brasil

O principal programa de transferência de renda do governo federal atendeu, agora no mês de março, cerca de 18 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O valor repassado é de no mínimo R$400, que foi instituído via medida provisória assinada pelo Presidente da República. O valor permanece fixado para todos os beneficiários até dezembro de 2022.

Todos os meses, o governo federal tem passado um pente fino na lista dos contemplados. Se por algum motivo uma família deixar de atender os requisitos do programa, ela terá seu benefício cancelado.

Essa medida torna mais justa a distribuição do abono, e abre espaço para que novas famílias possam ter a oportunidade de receber o apoio financeiro. A intenção do Ministério da Cidadania é de que o número de beneficiários aumente de forma gradual.

Como consultar o Auxílio Brasil

Para consultar o status do seu benefício e o extrato com os últimos e futuros repasses, a consulta poderá ser feita através do aplicativo Auxílio Brasil, disponível para smartphones Android ou iOS. Basta acessá-lo e inserir o seu CPF.

Os que não possuem celular ou não estão familiarizados podem entrar em contato com a Central de Atendimento CAIXA Auxilio Brasil pelo número 111. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.