INSS: Greve atinge 25 estados, terá novo edital?

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua por tempo indeterminado.  Entre as solicitações, os servidores reivindicam um reajuste de 19,9% nos salários para repor a inflação desde 2019, reformulação no plano de carreira, das 30 horas semanais e a realização de concurso para contratação de novos profissionais. 

Segundo dados da Federação, dos 27 estados do país, 20 deles já aderiram à greve e a previsão é de que todos adotem o movimento grevista até o final da semana. Até agora, cerca de 15 mil servidores estão paralisados. 

Edital INSS 2022

Com a greve, muitos estão em dúvida sobre a realização do concurso que está previsto para esse ano. Segundo o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, ex-presidente do INSS, a possibilidade do concurso ser realizado ainda este ano é real “Existe um diálogo para que haja concurso público, sim, neste ano. Talvez, não no número que a gente solicitou, de 7,5 mil”, disse na cerimônia de posse.

Porém, segundo João Torquato, representante dos Consórcios Sindicais da CUT, o orçamento para a realização do concurso ainda precisa ser aprovado pelo Tesouro Nacional.

O edital

Caso o edital seja aprovado pelo Tesouro Nacional, o concurso está previsto com 7.575 vagas, solicitadas ao Ministério da Economia no ano passado. Do total de vagas, 6.004 são destinadas ao cargo de Técnico e 1.571 para Analista.

  • INSS – Técnico e Analista do Seguro Social
  • Status: Solicitado/Previsto para 2022
  • Vagas: 7.575 solicitadas
  • Salário inicial: R$ 5.447,79 e R$ 8.357,07

Segundo Fernanda Helene, coordenadora de carreiras do AlfaCon Concursos, o INSS reconhece que precisa de um novo concurso para repor o alto quadro de servidores inativos “Já existia a possibilidade do concurso do INSS sair ainda esse ano. A paralisação aumenta essa expectativa por causa da pressão dos servidores. No entanto, isso está longe de ser uma certeza, pois em um ano de tensões políticas como 2022, tudo pode acontecer”.