FIES: FNDE aumenta prazo renovação do financiamento

O estudante que precisa renovar o crédito estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil  (Fies) tem até o dia 30 de abril para solicitar os aditamentos de dilatação e transferência dos contratos de financiamento, concedidos até o segundo semestre de 2017 e referente ao primeiro semestre de 2022.

A nova data foi divulgada no Diário Oficial da União na segunda-feira (18) válido para transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de ampliação do prazo de utilização do financiamento, respectivamente, referente ao primeiro semestre de 2022.

Os aditamentos deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível na página eletrônica do Ministério da Educação.

O FIES

Segundo o site da Caixa, o Fies foi instituído para concessão de financiamento a estudantes de cursos superiores, não gratuitos, e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, custeados pelo Fundo de Financiamento Estudantil. 

A CAIXA atua no Novo FIES como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores.

O Novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Como se inscrever

Para o estudante que deseja financiar as parcelas da graduação pelo Fies é preciso inscrever-se pelo site do Fies https://acessounico.mec.gov.br/

Após a inscrição, caso o estudante seja selecionado, deverá procurar a Comissão CPSA da Instituição de Ensino para comprovar as informações, receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora em que contratará o seguro prestamista.

Para finalizar o processo, com o DRI e proposta de seguro em mãos, o estudante irá procurar a agência Caixa mais próxima para que um agente confira a documentação e insira as informações no sistema SIFES. Em seguida, será emitido o contrato para assinatura.