Ceará Credi expande e chega as regiões interioranas

Os cearenses terão a seu dispor novas unidades do Ceará Credi em 79 novos municípios do interior do estado. A ação facilita o acesso ao programa de microcrédito e capacitação empreendedora.

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), responsável pela operacionalização do programa, tem realizado o treinamento dos novos agentes das prefeituras que apoiarão os agentes de crédito do Ceará Credi.

Algumas das regiões que estão recebendo a capacitação: Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Sobral, Serra de Ibiapada, Vale do Curu e nos litorais Norte e Oeste do Estado.

O programa tem sido elogiado pelos cidadãos empreendedores do estado, como é o caso da Dona Luzia Pereira, que utiliza o artesanato como fonte de renda. Ela foi uma das beneficiadas pelo Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo do Ceará (Ceará Credi).

“Quando soube do programa, vi a possibilidade de conseguir um dinheiro a mais para investir na compra de material e aumentar minha produção. Antes, eu só conseguia comprar o material necessário com a venda do que produzia. Vendia um pouquinho pra comprar linha e assim ia levando. Com o crédito (do Ceará Credi), consegui me organizar financeiramente, comprar mais materiais e aumentar a variedade da minha produção”, compartilhou.

O programa Ceará Credi

O programa foi criado pelo Governo do Ceará, desenvolvido pela Adece, em parceria com o Instituto E-Dinheiro e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). 

O seu objetivo principal é fornecer apoio aos cidadãos para que eles possam se estabelecer como empreendedores. Através da concessão de crédito, são aplicadas políticas de capacitação e educação financeira aos empreendedores. 

Teve seu início ainda durante a pandemia do Covid-19, em junho de 2021. Hoje, são cerca de 36 mil pessoas atendidas e mais de 22 mil clientes contemplados com o crédito do programa.

Além disso, o Ceará Credi também disponibiliza uma plataforma virtual para que os clientes possam se capacitar profissionalmente, com cursos como: Ajudando Você a Pensar no Seu Negócio, Prepare-se Para Conseguir Crédito, Marketing Digital, Formalização e Como Cuidar do Dinheiro do Seu Negócio.

Fonte: Governo do Ceará