Registro Profissional: passo a passo para fazer o seu

Alguns profissionais precisam de registro para exercer a profissão, pois respondem a legislações específicas que delimitam a atuação desses profissionais. Por exemplo, advogados, engenheiros, químicos, psicólogos, entre muitas outras profissões exigem o registro profissional. Hoje em dia, é possível fazer o registro profissional de forma online. Veja o passo a passo.

O registro profissional

Segundo o site do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda, o registro profissional é a identificação dos profissionais das categorias regulamentadas por Lei Federal, nas quais delegam ao Ministério do Trabalho e Previdência a competência para emitir o referido registro, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei. 

Se você é um profissional de uma delas, você deve utilizar este serviço para obter o seu Cartão de Registro Profissional.

O profissional que concluiu um curso superior e pretende atuar na área, precisa realizar o registro. Para isso, é necessário fazer o cadastro no Sistema de Registro Profissional (SIRPWEB) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) ou na entidade responsável pela sua categoria (CREA, COREN, CRP, etc).

Quem pode utilizar o serviço

Os profissionais que podem utilizar esse serviço são: Agenciador de Propaganda, Artista, Atuário, Arquivista, Guardador e Lavador de Veículos, Jornalista, Publicitário, Radialista, Secretário, Sociólogo, Técnico em Espetáculos de Diversões, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Arquivo, Técnico em Secretariado e Historiador.

Como efetuar o registro profissional

O profissional que tenha interesse em realizar o registro profissional, deve seguir o seguinte passo a passo:

O trâmite demora em média 30 dias. Quer saber mais detalhes? Veja o vídeo: