Saiba como se cadastrar e atualizar o seu CadÚnico pelo aplicativo Meu CadÚnico lançado em 2022

Já está disponível para os cidadãos desde o dia 30 de março, o aplicativo do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo). Agora, as famílias de baixa renda terão mais facilidade ao atualizar seus cadastros.

O CadÚnico identifica e reconhece famílias em situação de vulnerabilidade, sendo a porta de entrada para os principais benefícios sociais, tais como o Auxílio Brasil.

Os cidadãos já inscritos no CadÚnico poderão, por meio de confirmação dos dados, atualizar seus cadastros. Caso os dados permaneçam os mesmos, a atualização poderá ser feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de deslocar-se até uma unidade do CRAS.

Além disso, os cidadãos que ainda não estão inscritos no CadÚnico poderão realizar um pré-cadastro, e posteriormente devem comparecer em até 120 dias à unidade do CRAS de sua região para completá-lo. O atendimento com o pré-cadastro se torna mais rápido e facilitado.

Como se cadastrar e atualizar dados pelo aplicativo CadÚnico

O aplicativo conta como uma interface facilitada e oferece diversos serviços, como: 

  • Consulta simples ou completa;
  • Pré-cadastro no CadÚnico;
  • Comprovante de cadastro;
  • Atualização cadastral por confirmação;
  • Meus benefícios;
  • Postos de atendimento.

Como se cadastrar no CadÚnico pelo aplicativo

Através do aplicativo é possível realizar um pré-cadastro. Para isso, baixe o aplicativo no seu smartphone, acesse a plataforma e selecione a opção “Pré-cadastro”. Feito o procedimento, o cidadão deverá comparecer até uma unidade do CRAS em 120 dias para finalizar o cadastro.

No próprio aplicativo também é possível encontrar os postos de atendimento mais próximos da sua casa, basta selecionar, na página inicial, a opção “Postos de atendimento”, e selecionar sua UF e município.

Como atualizar dados do CadÚnico pelo aplicativo

A atualização dos dados do CadÚnico é extremamente necessária para a manutenção do benefício, que pode até mesmo ser bloqueado caso esse procedimento não seja feito por pelo menos a cada dois anos.

Caso você já seja inscrito no CadÚnico, a atualização pode ser feita pelo app mediante a confirmação dos dados. Ou seja, caso nenhum dado tenha mudado desde seu primeiro cadastro, basta confirmá-los para que sejam atualizados.

Caso as informações primeiramente fornecidas tenham mudado, como endereço, integrantes do grupo familiar, entre outros, é necessário que o titular responsável pelo cadastro da família compareça ao CRAS para atualização.