Governo confirma 13º do Auxílio Brasil em 2022? Entenda o pagamento
O pagamento de um 13° salário aos beneficiários do Auxílio Brasil poderá ser liberado pelo governo federal ainda este ano.
O Projeto de Lei é assinado pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG), e além de propor o pagamento do abono, exige que o mesmo seja realizado todos os anos.
O objetivo é conter os impactos da crise econômica e, de acordo com Silveira, contribuir no combate à pobreza das famílias brasileiras.
Ele sugere que os pagamentos aconteçam nos moldes do 13° salário concedido aos trabalhadores de carteira assinada, em duas rodadas de pagamento equivalentes a 50% do valor médio recebido pelo benefício.
Quando o 13° salário do Auxílio Brasil será liberado?
Por enquanto o Projeto de Lei segue em tramitação e precisa passar pelas duas casas do Congresso Nacional, sendo elas a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Após isso, chega até o Presidente da República, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.
Visto isso, ainda não há previsão de quando o projeto entrará em vigor. Espera-se que as votações ocorram nos próximos meses.
Caso tudo ocorra bem, os pagamentos deverão acontecer em junho e dezembro, onde acontecerão os pagamentos da primeira e segunda parcela, respectivamente. O cronograma oficial detalhado ainda não foi divulgado.
Novidades no Auxílio Brasil
Apesar de ainda não estar confirmado se haverá ou não o pagamento de um 13°, os beneficiários do Auxílio Brasil podem contar com novidades neste mês de maio.
Foi aprovada a MP que estabelece o valor mínimo de R$400 nas parcelas do programa e, além disso, o torna permanente. O texto deve passar pelo Senado nos próximos dias e se tornar um Projeto de Lei.
Antes, a data de validade para expiração do benefício extraordinário dos R$400 era em dezembro de 2022. Agora, os cidadãos participantes do programa poderão contar com o valor para os próximos anos.
Os repasses do mês de maio terão início no próximo dia 18. O calendário se sucede de acordo com o dígito final do NIS, ou seja, recebem no dia 18 os beneficiários com NIS final 1.