Auxílio Brasil: CRAS anunciam revisão para famílias cadastradas no Auxílio Brasil 2022
O Ministério da Cidadania lançou o Processo de Focalização e Revisão Cadastral para a atualização do cadastro dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Muitos cadastros apresentam divergências nos dados fornecidos em comparação a outros registros e isso pode ocasionar a suspensão dos benefícios.
A última atualização aconteceu entre 2016 ou 2017, ou seja, os cadastros estão há cerca de 5 anos sem atualização.
Em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, por exemplo, estão em processo de atualização do cadastro por alguma inconsistência e outras 479 estão com os dados desatualizados no sistema há mais de dois anos. Segundo reportagem da Gazeta do Sul, até o momento mais de 800 famílias estão com o benefício bloqueado.
Para os moradores do município, é preciso dirigir-se até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nos seguintes endereços:
- Cras Beatriz Frantz Jungblut, Bairro Santa Vitória, atendimento de segunda a quinta feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30;
- Cras Integrar, Bairro Bom Jesus, atendimento de segunda asexta-feira das 8h ao meio dia;
- Cras Central, atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Atualização do CadÚnico
Para quem já está inscrito no programa é fundamental realizar a atualização do cadastro, pois é através dele que é possível pleitear o recebimento do Auxílio Brasil, por exemplo.
A atualização deve ser feita anualmente sempre na data que o cadastro foi realizado ou em qualquer mudança feita pela família como, por exemplo, morte na família, nascimento ou mudanças de endereço, escola ou trabalho.
A atualização deve ser feita no mesmo CRAS onde foi realizada a primeira inscrição. Porém, é possível realizar a atualização do cadastro no site do cadastro único (dataprev.gov.br) ou pelo aplicativo CadÚnico disponível para Android Cadastro Único – Apps no Google Play e IOS Cadastro Único na App Store (apple.com):
- acessar o aplicativo;
- clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
- fazer o login com a conta Gov.br;
- atualizar os dados;
- clicar no ícone “Confirmar dados do Cadastro Único”.