Golpes no Saque do FGTS no Rio Grande do Sul? Saiba se proteger!

Os golpes envolvendo os beneficiários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS estão cada vez mais comuns. Com o saque extraordinário disponível, é importante que o trabalhador saiba como se proteger de possíveis fraudes financeiras. Pensando nisso, a Caixa Econômica Federal faz uma série de recomendações. 

Como evitar cair em um golpe?

Para evitar cair em um golpe do FGTS, a Caixa recomenda que o correntista utilize somente os canais oficiais da instituição bancária para buscar informações e serviços. 

É importante ressaltar que a Caixa não envia mensagens com solicitação de senhas ou dados dos correntistas. Além disso, o banco não envia links ou pedido de acesso a conta por WhatsApp, e-mail ou SMS.

O que fazer em caso de suspeita de golpe?

Em caso de suspeita de golpe envolvendo o FGTS, o correntista deve entrar em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.

Os golpes mais comuns 

Segundo o site da Caixa, os golpes mais comuns são:

  1. Falso link: Os golpistas enviam links via WhatsApp, SMS ou e-mail solicitando a atualização dos dados do correntista. O banco não envia mensagens aos seus cliente e, para prevenir, a Caixa recomenda não clicar em links enviados em nome da instituição, pois o link pode conter vírus. 
  2. Compra falsa: Um suposto funcionário da Caixa entre em contato com o cliente alegando que uma compra foi efetuada no cartão de crédito do correntista. O golpista pede os dados informações do cliente como os dados do cartão e a senha de segurança.
  3. Golpe do boleto: Os golpistas enviam falsos boletos de contas que o correntista já faz pagamentos. Porém, na hora de pagar o documento, as informações do código de barras enviam o pagamento para a conta dos golpistas. Por isso, a Caixa recomenda sempre verificar se o banco que aparece na hora do pagamento é o mesmo que está no boleto.

No site da Caixa Econômica Federal  Segurança | CAIXA é possível verificar todos os golpes praticados em nome da instituição.