Porto Alegre lança projeto com apoio de voluntários para melhorar a educação, veja mais
Na manhã desta terça (31), aconteceu, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, o lançamento do movimento Pacto pela Educação.
O principal objetivo do movimento é tornar a educação no RS referência em âmbito nacional e internacional. A curto prazo, visa recuperar os danos causados pelo período pandêmico no ensino, especialmente na rede pública.
Todos os apaixonados por educação e/ou interessados em ajudar na restauração da educação do estado do RS podem colaborar, basta voluntariar-se no site oficial.
As inscrições ficarão abertas até 1° de julho, e é possível sugerir projetos, atuar como voluntário ou doar recursos para o movimento. Ao fim do prazo, todos os inscritos serão contatados pelos organizadores para eventuais reuniões sobre cada assunto citado.
Segundo o integrante do comitê-executivo do Pacto pela Educação, Ronald Krummenauer, a participação dos gaúchos é considerada como fundamental para o sucesso da mobilização.
Educação no RS
O quadro de deterioração que o ensino do RS enfrenta foi muito agravado devido às restrições impostas pela pandemia. As camadas mais baixas da sociedade, em vulnerabilidade, foram ainda mais prejudicadas.
No primeiro ano de pandemia, cerca de 90% do público mais rico formou-se no ensino médio. Já em relação à população mais pobre, que muitas vezes não possui internet ou equipamentos para acessar o ensino remoto, o percentual não chega a 60%.
Saeb
De acordo com dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica (Saeb), o percentual de estudantes pobres que aprendem propriamente a língua portuguesa é de 28,2%, contra 57,6% dos estudantes mais ricos.
Em matemática, o cenário é mais agravante: apenas 4,9% dos estudantes pobres têm aprendizagem adequada na matéria, contra 19,2% dos ricos.
Os indicadores acima foram apresentados por Alyne Jobim, do comitê executivo do Pacto, durante o evento.
Metas a curto e longo prazo do Pacto pela Educação
O movimento busca, primeiramente, dar atenção ao que foi perdido durante a pandemia de Covid-19, no qual o ensino aconteceu na modalidade remota. O foco é principalmente nas escolas públicas, onde estão 80% dos estudantes gaúchos.
A longo prazo, a ideia é criar novas referências de ensino, voltadas às necessidades atuais. O Pacto da Educação irá fundamentar-se em sete eixos programáticos, revelados durante o evento. São eles:
- Educação com responsabilidade coletiva;
- Educação baseada em evidências;
- Valorização e formação continuada dos profissionais de educação;
- Avaliação do impacto da docência na aprendizagem;
- Reorganização da governança na educação;
- Novos ambientes de aprendizagem;
- Educação com base no desenvolvimento social, ambiental e econômico.